LAVAGEM COM SURFACTANTE
Mobilizando contaminantes para uma extração eficiente!
Os surfactantes (tensoativos) são compostos químicos frequentemente usados em detergentes e produtos alimentícios. Estes compostos reduzem a tensão superficial dos líquidos e aumentam a mobilidade dos produtos químicos, o que, em teoria, permite prazos de remediação mais rápidos. Um surfactante comum é o detergente de louça. Os surfactantes podem promover a remoção de contaminantes das seguintes formas:
- Aumentando a mobilidade do contaminante pela redução da tensão interfacial, o que melhora a remoção de massa por volume de poros.
- Aumentando a solubilidade dos contaminantes.
- Permitindo que a solução surfactante flua mais facilmente em zonas de baixa condutividade hidráulica.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
1. NAPLs têm solubilidade muito baixa em água e frequentemente existem como gânglios dentro do subsolo. Estes compostos se dissolvem lentamente, levando a taxas muito lentas de remoção por métodos como bombeamento.
2. Os desafios técnicos incluem localizar e delinear a zona de origem do NAPL, estimar a massa inicial do NAPL e a distribuição espacial, caracterizar as propriedades hidráulicas do aquífero, entregar e distribuir os produtos químicos injetados na zona alvo e projetar a formulação química ideal para uma determinada composição de DNAPL e tipo de solo.
3. Os surfactantes podem frequentemente ser combinados com oxidantes ou seguidos por oxidantes em um processo conhecido como Oxidação Química Aprimorada por Surfactante.
MÉTODOS
A lavagem com surfactante envolve a injeção de uma mistura de surfactante em um aquífero impactado com Líquidos de Fase Não Aquosa (NAPLs) para mobilizá-los. O surfactante e o NAPL mobilizado são então removidos por meio de poços de extração e tratados no site ou descartados fora do site.
A mistura de surfactante é tipicamente injetada de forma gradiente-ascendente da área contaminada e deixada fluir através da área impactada. O surfactante com os contaminantes mobilizados é então extraído. Uma abordagem de gradiente reverso também pode ser usada, que envolve a injeção na borda do gradiente inferior dos impactos e, em seguida, o bombeamento da solução de surfactante de poços de gradiente ascendente.
EXPERIÊNCIA E ABORDAGEM
A remoção de líquidos leves de fase não aquosa (NAPLs), como solventes desengordurantes (TCE e TCA), solventes de limpeza a seco (PCE), óleos combustíveis pesados e alcatrão de carvão/creosoto, pode ser um dos processos mais desafiadores em programas de remediação. A ASR oferece aos nossos clientes uma vasta experiência na remediação de NAPLs residuais usando uma variedade de surfactantes.
Pronto para começar?
Fale com nossa equipe de engenharia sobre nossos serviços de remediação ambiental, podemos ajudá-lo em sua jornada de remediação e dar os próximos passos para construir um ambiente melhor e uma comunidade mais limpa com seu projeto.
ESTOU PRONTO PARA COMEÇAR