REMOÇÃO DE NAPL
Removendo NAPL do subsolo com sucesso!
A equipe da ASR projetou, instalou, manteve e otimizou vários sistemas de remoção de líquidos em fase não aquosa (NAPL), incluindo extração multifásica, skimmers (pneumáticos e de cinta), sistemas de fase dupla e baseados em vácuo.
MÉTODOS
EXTRAÇÃO DE FASE DUPLA
A extração de fase dupla (DPE) usa bombas de líquido separadas e/ou bombas de vácuo para remover águas subterrâneas contaminadas e NAPL do subsolo. Depois de extraída, a água subterrânea é tratada e descartada, enquanto o NAPL é coletado para reciclagem ou descarte. Esses sistemas promovem a recuperação de NAPL por meio da criação de áreas de rebaixamento próximas aos poços de extração. Fatores hidrogeológicos podem limitar a eficácia desses sistemas, bem como os custos para tratar grandes volumes de água subterrânea, embora esses sistemas tendem a ser mais eficientes do que os sistemas de base líquida total.
EXTRAÇÃO MULTIFÁSICA
Extração multifásica (MPE), também conhecida como bioslurping, usa um vácuo para remover várias combinações de água subterrânea contaminada, NAPL e vapores do subsolo. Uma vez extraídos, os líquidos e os vapores são separados e tratados usando uma variedade de métodos. MPE é uma abordagem corretiva agressiva que é eficaz na remoção de grandes massas de compostos voláteis em um curto período de tempo. Esses sistemas podem ser limitados por várias condições geológicas e hidrogeológicas, bem como pela química da água subterrânea e do contaminante.
SKIMMERS PNEUMÁTICOS, DE CORREIA E DE VÁCUO APRIMORADO
A remoção do NAPL é finalizada através de poços de extração instrumentados com skimmers pneumáticos ou de cinta equipados com filtros hidrofóbicos. Os filtros permitem que apenas o NAPL passe, deixando a água para trás. Quando usado em conjunto com sistemas de vácuo, o raio de captura e influência é frequentemente aumentado, reduzindo assim o número de skimmers necessários, enquanto aumenta a taxa de recuperação de NAPL.
BOMBAS DE LÍQUIDO TOTAL
As Bombas de Líquido Total removem simultaneamente água e contaminantes com uma única bomba. Uma vez extraídos, os dois líquidos são separados e tratados. Esses sistemas promovem a recuperação de NAPL por meio da criação de áreas de rebaixamento próximas aos poços de extração. Fatores hidrogeológicos podem limitar a eficácia desses sistemas, bem como os custos para tratar grandes volumes de água subterrânea.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
1. A extração eficiente requer otimização contínua e proativa do sistema e do equipamento.
2. Embora sejam capazes de recuperar o NAPL rapidamente, a eficácia (ou seja, a taxa de recuperação do NAPL) desses sistemas tende a diminuir significativamente com o tempo e portanto, muitas vezes precisam ser substituídos e / ou aprimorados por outras tecnologias para atingir os objetivos de remediação.
3. A transmissividade do NAPL é um parâmetro chave para que esses sistemas sejam eficazes. A transmissividade é função da mobilidade do NAPL e do aquífero. Quanto maior a transmissividade, melhor será a recuperação do NAPL. Transmissividades mais baixas requerem tecnologias mais lentas, com baixa manutenção e operacionalidade menos intensa devido ao fluxo lento de NAPL nos poços.
Pronto para começar?
Fale com nossa equipe de engenharia sobre nossos serviços de remediação ambiental, podemos ajudá-lo em sua jornada de remediação e dar os próximos passos para construir um ambiente melhor e uma comunidade mais limpa com seu projeto.
ESTOU PRONTO PARA COMEÇAR