REMEDIAÇÃO DE DIESEL
APRESENTAÇÃO
Em um centro de distribuição de combustível ativo no centro da Arábia Saudita, derramamentos e vazamentos históricos resultaram em até 2,8 metros de LNAPL (líquido de fase não aquosa leve) flutuando em um lençol freático aflorado (superficial). O terreno e a localização geográfica exigiam uma solução flexível e de baixa infraestrutura que pudesse suportar as condições climáticas extremas sem interferir nas operações da instalação.
A empresa de óleo e gás contratou uma empresa de consultoria ambiental local para analisar o local. A análise revelou dois fatores importantes:
Aqüífero aflorado: O LNAPL (líquido de fase não aquosa leve) estava localizado em um aqüífero aflorado. Garantir que o aquitarde subjacente não fosse penetrado durante as atividades remediativas era fundamental para conter o diesel.
Transmissividade NAPL variada: o teste de transmissividade NAPL indicou que a transmissividade variou de 4 a 5 ordens de magnitude. Apesar das camadas espessas de LNAPL (> 2 m), o LNAPL não fluiria para os poços de extração rapidamente; portanto, uma tecnologia agressiva como a extração de dupla-fase não funcionaria.
Em nome de seu cliente, a empresa de consultoria fez uma oferta de um projeto piloto inicial para três empresas. A IRSL ganhou o projeto piloto com base em seu preço e abordagem inovadora.
PROCESSO
Para enfrentar os desafios associados a este local, a IRSL recomendou a extração do LNAPL por meio de poços de extração aprimorados a vácuo instrumentados com skimmers pneumáticos. Um engenheiro em tempo integral permaneceu no local durante os 3 anos de duração do projeto para ajustar e otimizar continuamente o sistema para compensar os vários graus de transmissividade NAPL.
A remoção do produto foi concluída através de poços de extração a vácuo instrumentados com skimmers pneumáticos equipados com filtros hidrofóbicos. Os filtros permitiam apenas a passagem do LNAPL, deixando a água para trás, enquanto os vácuos aumentavam o raio dos skimmers. Este sistema era flexível o suficiente para cumprir uma série de critérios importantes:
Pouca infraestrutura e energia mínima, deixando uma pegada ecológica muito pequena.
O equipamento mínimo a ser transportado para o local também significava manutenção mínima no local.
O sistema de vácuo e os skimmers podem ser facilmente movidos, ajustados e otimizados.
A eficiência da filtração dispensou a necessidade de um sistema de tratamento.
RESULTADOS
Mais de 71.000 litros de diesel foram retirados ao longo do projeto.
O líquido extraído foi superior a 99,997% diesel, minimizando a necessidade de tratamento de água irrelevante e se traduzindo em economia real de custos para o cliente.
A pureza do diesel recuperado permitiu à empresa direcioná-lo para a produção, e o projeto se pagou dessa forma.
O projeto piloto foi considerado um sucesso completo, iniciando planos para vários projetos em grande escala.
VER MAIS DETALHESPronto para começar?
Fale com nossa equipe de engenharia sobre nossos serviços de remediação ambiental, podemos ajudá-lo em sua jornada de remediação e dar os próximos passos para construir um ambiente melhor e uma comunidade mais limpa com seu projeto.
ESTOU PRONTO PARA COMEÇAR