REMEDIAÇÃO DE DIESEL


APRESENTAÇÃO

Em um centro de distribuição de combustível ativo no centro da Arábia Saudita, derramamentos e vazamentos históricos resultaram em até 2,8 metros de LNAPL (líquido de fase não aquosa leve) flutuando em um lençol freático aflorado (superficial). O terreno e a localização geográfica exigiam uma solução flexível e de baixa infraestrutura que pudesse suportar as condições climáticas extremas sem interferir nas operações da instalação.

A empresa de óleo e gás contratou uma empresa de consultoria ambiental local para analisar o local. A análise revelou dois fatores importantes:

Aqüífero aflorado: O LNAPL (líquido de fase não aquosa leve) estava localizado em um aqüífero aflorado. Garantir que o aquitarde subjacente não fosse penetrado durante as atividades remediativas era fundamental para conter o diesel.

Transmissividade NAPL variada: o teste de transmissividade NAPL indicou que a transmissividade variou de 4 a 5 ordens de magnitude. Apesar das camadas espessas de LNAPL (> 2 m), o LNAPL não fluiria para os poços de extração rapidamente; portanto, uma tecnologia agressiva como a extração de dupla-fase não funcionaria.

Em nome de seu cliente, a empresa de consultoria fez uma oferta de um projeto piloto inicial para três empresas. A IRSL ganhou o projeto piloto com base em seu preço e abordagem inovadora.

PROCESSO

Para enfrentar os desafios associados a este local, a IRSL recomendou a extração do LNAPL por meio de poços de extração aprimorados a vácuo instrumentados com skimmers pneumáticos. Um engenheiro em tempo integral permaneceu no local durante os 3 anos de duração do projeto para ajustar e otimizar continuamente o sistema para compensar os vários graus de transmissividade NAPL.

A remoção do produto foi concluída através de poços de extração a vácuo instrumentados com skimmers pneumáticos equipados com filtros hidrofóbicos. Os filtros permitiam apenas a passagem do LNAPL, deixando a água para trás, enquanto os vácuos aumentavam o raio dos skimmers. Este sistema era flexível o suficiente para cumprir uma série de critérios importantes:

Pouca infraestrutura e energia mínima, deixando uma pegada ecológica muito pequena.

O equipamento mínimo a ser transportado para o local também significava manutenção mínima no local.

O sistema de vácuo e os skimmers podem ser facilmente movidos, ajustados e otimizados.

A eficiência da filtração dispensou a necessidade de um sistema de tratamento.

RESULTADOS

Mais de 71.000 litros de diesel foram retirados ao longo do projeto.

O líquido extraído foi superior a 99,997% diesel, minimizando a necessidade de tratamento de água irrelevante e se traduzindo em economia real de custos para o cliente.

A pureza do diesel recuperado permitiu à empresa direcioná-lo para a produção, e o projeto se pagou dessa forma.

O projeto piloto foi considerado um sucesso completo, iniciando planos para vários projetos em grande escala.

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