REMEDIAÇÃO BTEX, PHC F1 E F2
APRESENTAÇÃO
Em uma barra de gás ativa em um local comercial movimentado de alto padrão em uma área urbana populosa, os impactos de hidrocarbonetos de petróleo, na forma de compostos F1 e F2 BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos) e PHC (hidrocarbonetos de petróleo) foram descoberto na zona não saturada abaixo e perto de tanques de armazenamento subterrâneos. A localização movimentada, combinada com a densa zona vadosa, criou um ambiente de remediação desafiador.
A operação no local comercial de alto padrão exigia a colaboração contínua da equipe de instalação para minimizar interrupções. A prevenção da migração de vapores para a atmosfera e/ou porões de edifícios próximos exigiu a incorporação de várias redes e dispositivos de monitoramento à prova de falhas.
PROCESSO
A IRSL desenvolveu um modelo numérico específico do local para ajudar na avaliação da distribuição dos compostos de interesse dentro da zona vadosa. Durante o processo, foram explorados vários parâmetros de design, como posicionamento da tela, comprimentos da tela, diâmetros da tela e taxas de extração, para determinar o melhor sistema, bem como estimar o prazo de remediação e definir marcos do projeto.
Para direcionar os componentes voláteis dentro da zona vadosa de 20 metros de espessura, a IRSL instalou, operou e otimizou uma rede de 44 poços de extração de vapor de solo (SVE) em várias profundidades e conectou os poços de extração a um sistema automatizado de vácuo especializado. O sistema acima do solo cobria uma área de menos de 10 m2 e consistia inteiramente em componentes à prova de explosão. O sistema também foi aprimorado com isolamento acústico para reduzir a intensidade do ruído.
O vapor de hidrocarboneto de petróleo foi então tratado usando um oxidante catalítico elétrico, o que reduziu a concentração de hidrocarbonetos de petróleo em mais de 99,99% antes da descarga no meio ambiente
RESULTADOS
Dentro de dois meses de operação, o Líquido na Fase Não Aquosa (LNAPL) foi eliminado.
Dentro de um ano de operação, as concentrações de hidrocarbonetos de petróleo diminuíram 69% em média e os cálculos do balanço de massa indicaram que mais de 2.800 kg de Hidrocarboneto de Petróleo (PHCs) foram recuperados pelo sistema.
O tempo de execução operacional excedeu 96%.
VER MAIS DETALHESPronto para começar?
Fale com nossa equipe de engenharia sobre nossos serviços de remediação ambiental, podemos ajudá-lo em sua jornada de remediação e dar os próximos passos para construir um ambiente melhor e uma comunidade mais limpa com seu projeto.
ESTOU PRONTO PARA COMEÇAR